Alterima - Industria de Geradores e Micro Usinas




Noticias

Home » Fique por Dentro

[ -A  | +A ]
Acenda a Luz na sua proprieade rural
27/03/2012

Acenda a luz na sua propriedade rural

É impossível atuar no sentido de fixar o homem ao campo, sem lhe oferecer os benefícios e as comodidades resultantes da eletricidade.

 

A tecnologia é amplamente conhecida e existem equipamentos adequados disponíveis no mercado.

Vive no campo 25% da população brasileira.As dificuldades em atender o consumidor rural estão nas distâncias das propriedades aos sistemas de distribuição de energia elétrica, na pulverização das cargas e na pequena demanda que representa cada propriedade. Fatos esses que encarecem o sistema de eletrificação e resultam em receitas rarefeitas, incompatíveis com os investimentos, tornando o mercado rural pouco atraente para as concessionárias.

Sabe-se que é impossível atuar no sentido de fixar o homem ao campo, sem lhe oferecer os benefícios e as comodidades resultantes da eletricidade, especialmente sob o enfoque da educação e do desenvolvimento tecnológico, das comunicações e do transporte. A eletricidade é um insumo imprescindível na melhoria da qualidade e produtividade rural. O Brasil é um país com enorme potencial hidráulico, porém só uma pequena parte desse potencial é utilizada para gerar eletricidade.

Existe água, a tecnologia é amplamente conhecida, existem equipamentos adequados disponíveis no mercado. Em um futuro imediato, com a privatização das concessionárias de energia elétrica, prevê-se a implantação de uma política de "realismo tarifário", com o conseqüente término dos subsídios às tarifas. O que falta é vontade e uma política de "energização" do campo que, diferentemente de eletrificação, procura utilizar as fontes energéticas renováveis existentes no campo para atender às necessidades da propriedade. Das fontes existentes: solar, eólica e biomassa, as microusinas hidrelétricas se destacam, não geram impacto ambiental, dos baixos custos operacionais, da pouca manutenção e da facilidade de construção.

O curso "Como Montar e Operar Microusinas Hidrelétricas Alterima na Fazenda", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, em conjunto com o Centro Nacional de Referências em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergéticos – CERPCH, foi desenvolvido com objetivo de desmistificar as microusinas Alterima, mostrando o quanto é simples sua instalação e operação. No  curso é feita uma descrição dos principais componentes das microusinas rurais, mostram-se os procedimentos para a medição e cálculo dos principais dados, queda e vazão, necessários à sua implantação. A linguagem e os procedimentos de cálculos são simples e de fácil assimilação, clique aqui e veja como é feito os calculos - www.alterima.com.br/index.asp?InCdSecao=43.

Com a coordenação técnica do Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho, doutor em engenharia hidráulica,  essa parceria acredita que esse curso, divulgando as microusinas hidrelétricas Alterima, apresentando-a com uma tecnologia viável, de baixo custo e adequada às pequenas propriedades rurais, possa contribuir para a melhoria das condições de vida ao homem do campo.

   

Newsletter
Siga-nos