Alterima - Geradores de energia elétrica

energia renovável redação

Por Alterima em 07/11/2013
 energia renovável redação

Ferraduras de titânio mostram o galope da impressão 3D

Ferraduras de titânio feitas por impressão 3D

Os pesquisadores estão desenvolvendo a impressão 3D com um dos metais mais promissores para a indústria aeroespacial, o titânio. [Imagem: CSIRO]

Impressão 3D com titânio

Se faltava alguma coisa para ser fabricada usando impressoras 3D, agora não falta mais.

Engenheiros do Instituto CSIRO, na Austrália, imprimiram ferraduras para cavalos de corrida.

E eles não estavam para brincadeiras, por dois motivos.

O primeiro é que eles demonstraram que a flexibilidade da fabricação aditiva permitiu criar ferraduras mais eficientes, o que foi auferido pela velocidade dos cavalos que as calçaram - eles ganharam as corridas.

O segundo é que os pesquisadores estavam desenvolvendo aimpressão 3D com metais e usando um dos materiais mais promissores para inúmeras aplicações, sobretudo na indústria aeroespacial: o titânio.

"Imprimir uma ferradura para um cavalo de corrida usando titânio é inédito para os cientistas e demonstra a grande gama de aplicações nas quais essa tecnologia pode ser usada," disse John Barnes, líder do projeto.

Cavalos de corrida normalmente usam ferraduras de alumínio, que pesam cerca de um quilograma - as ferraduras de titânio pesam metade disso e são mais resistentes.

Além disso, cada casco do cavalo é modelado em 3D por um escâner, o que permite a fabricação de ferraduras que se encaixam perfeitamente.

Aguarde..