Alterima - Geradores de energia elétrica

geradores de energia a gasolina

Por Alterima em 15/10/2014
geradores de energia a gasolina

Bateria de lítio, alfafa e pinus é totalmente reciclável

 

Bateria de lítio totalmente reciclável com alfafa e pinus

Protótipo da bateria de lítio fabricada com alfafa e resina de pinus.[Imagem: Daniel Brandell]

Biobateria

Cientistas suecos desenvolveram uma tecnologia de reciclagem de baterias de lítio que pode não apenas resolver o problema dos resíduos, mas também mudar o panorama da indústria inteira.

Stéven Renault e seus colegas da Universidade de Uppsala atingiram um novo nível na reciclagem das baterias, e fizeram isto por meio de uma técnica à base de plantas.

O resultado é que o material de uma bateria de lítio fabricada com o novo processo, ao chegar ao fim de sua vida útil, pode ser recuperado e usado para fabricar uma bateria nova.

A base do processo, e da bateria reciclável, é uma mistura de alfafa e resina de pinus, e todo o mecanismo é realizado com solventes simples, como etanol ou água.

Para que a bateria reciclada funcione, basta acrescentar mais biomaterial.

"Acreditamos que nossa descoberta pode abrir várias portas para baterias do futuro mais ambientalmente corretas e energeticamente mais eficientes," disse o professor Daniel Brandell.

Sem comparação

A bateria feita com o lítio reciclado é capaz de armazenar 99% da energia de uma bateria nova, mas a equipe afirma que futuras modificações no processo poderão recuperar esse 1% perdido.

Embora as atuais baterias de lítio contenham vários materiais inorgânicos não renováveis, o que dificulta sua reciclagem, vários grupos já apresentaram protótipos de baterias feitas de materiais renováveis.

Mas esta estratégia de reciclagem com recuperação e fabricação de uma bateria nova é um marco.

"A utilização de materiais orgânicos de fontes renováveis torna possível resolver vários dos problemas que emergiram com o enorme aumento da utilização das baterias de lítio. Mas, acima de tudo, é um grande passo que o lítio destas baterias possa ser recuperado. Estas soluções também são potencialmente muito custo-efetivas," disse Brandell.

Os pesquisadores não apresentaram um comparativo de rendimento e eficiência entre sua biobateria e as baterias comuns de lítio.

Aguarde..