Alterima - Geradores de energia elétrica

Bateria elástica para tecidos eletrônicos é ativada pelo suor

Por Alterima em 19/08/2025
Bateria elástica para tecidos eletrônicos é ativada pelo suor

O conceito é chamado " bateria elástica de fibras acionada por suor".
[Imagem: Duan Li - 10.1016/j.wees.2025.06.002]

Roupas inteligentes

Tecidos eletrônicos

Tecido para eletrônicos

Roupas esportivas inteligentes

Baterias para o corpo

Os  eletrônicos de vestir - incluindo os tecidos inteligentes, ou tecidos eletrônicos - têm uma longa lista de benefícios potenciais no monitoramento da saúde, mas ainda tropeçam em algumas dificuldades tecnológicas.

A principal delas envolve as baterias - mais especificamente, como deixar tudo confortável e seguro, o que exige baterias que não queimem ou explodam e que não sejam pesadas e duras.

Duan Li e colegas da Universidade Sudeste da China acabam de apresentar sua solução, uma bateria esticável e flexível e, melhor de tudo, ativada pelo próprio suor do corpo.

"Nossa bateria preenche a lacuna entre a elasticidade e a estabilidade da saída, um desafio significativo e de longa data para fontes de energia elásticas," disse o professor Zhisong Lu. "Nosso objetivo era criar uma bateria de fio elástica com saída de energia ultraestável sob diferentes tensões."

Baterias elásticas para tecidos eletrônicos são ativadas pelo suorAs baterias esticáveis têm uma estrutura parecida com uma fibra têxtil.
[Imagem: Duan Li - 10.1016/j.wees.2025.06.002]

Smartwatches

Tecido para eletrônicos

Roupas inteligentes

Bateria ativada pelo suor

O grande destaque desta tecnologia é o uso do suor humano como eletrólito para gerar eletricidade. Já havia protótipos anteriores, começando por uma estrutura segmentar, usando negro de fumo, algodão e folhas de zinco, e estruturas núcleo-bainha, compostas por um núcleo de fio de zinco (ânodo), uma camada de algodão envolvendo a superfície (separador) e um fio de carbono externo (cátodo).

Tecidos para energia solar

Tecnologia vestível

Tecidos eletrônicos

Mas manter tudo funcionando enquanto a bateria se estica como um tecido comum vinha se mostrando difícil.

Para obter a estabilidade da saída durante o alongamento dinâmico da bateria, a equipe usou duas estratégias principais: (1) fibras elásticas envoltas por uma camada hidrofílica, para reter os eletrólitos para a migração de íons; e (2) uma alta densidade do envoltório do eletrodo, para minimizar a separação dos eletrodos, o que aumentou significativamente as vias disponíveis para a migração dos íons.

Tecidos eletrônicos

Painéis solares flexíveis

Tecido para eletrônicos

As fibras de algodão canalizam rapidamente o suor para conectar o fio de zinco adjacente (ânodo) e o fio de carbono (cátodo), ativando assim a bateria.

Baterias elásticas para tecidos eletrônicos são ativadas pelo suorConceitos de uso das baterias elásticas em eletrônicos de vestir.
[Imagem: Duan Li - 10.1016/j.wees.2025.06.002]

Roupas esportivas inteligentes

Roupas inteligentes

Smartwatches

Fabricação industrial

A significativa redução na espessura da camada separadora também diminuiu a resistência interna da bateria, resultando em um aumento de 50 vezes na densidade de potência.

"As baterias elásticas de fibras acionadas por suor podem ser ampliadas para fabricação em escala métrica usando uma máquina seladora projetada por nós mesmos, e perfeitamente integradas em tecidos eletrônicos por meio de técnicas tradicionais, como tecelagem, tricô, e costura," disse Lu. "Os testes na pele mostram que essas baterias podem ser integradas em tecidos que entram em contato com a pele como uma fonte de energia segura."

A equipe agora pretende demonstrar isso na prática, integrando as baterias com diversos dispositivos eletrônicos, prototipando dispositivos vestíveis multifuncionais.

Aguarde..