Alterima - Geradores de energia elétrica

Energia hidrelétrica no Brasil

Por Alterima em 07/11/2013
Energia hidrelétrica no Brasil

Corante de calça jeans supera rivais chiques na computação quântica

Corante de calça jeans supera rivais chiques na computação quântica

Superposição é um fenômeno da mecânica quântica que permite que um qubit guarde várias informações ao mesmo tempo, e não apenas 0 ou 1. [Imagem: Marc Warner et al./Nature]

Superposição azul

As ftalocianinas entraram na lista de interesse da tecnologia desde que as moléculas desse corante azul mostraram capacidade para substituir um transístor.

Essas moléculas, usadas para tingir calças jeans, por exemplo, também aumentaram a eficiência das células solares e fizeram umaponte entre a eletrônica molecular e a spintrônica.

Agora foi a vez de um outro membro dessa família de corantes - a ftalocianina de cobre - mostrar seu valor.

Surpreendentemente, os elétrons na ftalocianina de cobre permanecem em superposição por longos períodos.

Superposição é um fenômeno da mecânica quântica que permite que um qubit - um bit de um computador quântico - guarde várias informações ao mesmo tempo, e não apenas 0 ou 1.

O maior desafio para construir computadores quânticos práticos é que a superposição é um estado muito delicado, decaindo rapidamente, o que equivale a perder os dados no qubit.

Assim, o tempo de decaimento das superposições indica diretamente a utilidade prática de cada tipo de qubit para uso nas tecnologias quânticas - quanto mais longo for esse tempo, melhor ele será para o armazenamento e a manipulação dos dados.

"Nossa pesquisa mostra que um corante azul comum tem mais potencial para a computação quântica que muitas das moléculas mais exóticas que foram anteriormente consideradas," disse Marc Warner, do Centro de Nanotecnologia de Londres, na Inglaterra.

Outras propriedades da ftalocianina

A ftalocianina de cobre possui ainda muitos outros atributos interessantes.

O pigmento azul absorve fortemente a luz visível e é fácil de modificar química e fisicamente, o que significa que suas propriedades magnéticas e elétricas podem ser controladas.

Assim, essa molécula pode ser usada também para explorar o spin dos elétrons, em vez de sua carga, para armazenar e processar informações, um campo emergente chamado spintrônica.

Aguarde..