Alterima - Geradores de energia elétrica

Uma capa para celular que recarrega a bateria?

Por em 12/03/2014
Uma capa para celular que recarrega a bateria?

Uma capa para celular que recarrega a bateria?

 

Capa para celular que recarrega a bateria
A expectativa agora é que o novo material possa ser incorporado em capas para celular, que recarreguem o aparelho constantemente. [Imagem: Yanchao Mao et al./AEM]

Vibração energética

A bateria de um telefone celular foi recarregada simplesmente deixando o aparelho sobre o assento de um carro em movimento.

Yanchao Mao, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, conseguiu o feito revestindo o celular com uma película capaz de gerar eletricidade das vibrações do carro.

O dispositivo é um tipo de equipamento já bastante conhecido - umnanogerador - que usa materiais piezoelétricos para transformar forças mecânicas em eletricidade.

O diferencial é que o material desenvolvido por Mao mostrou-se extremamente prático, a um passo de ser incorporado, por exemplo, em uma capa para celular.

Nanogerador polimérico mesoporoso

A equipe usou um polímero piezoelétrico comum, chamado fluoreto de polivinilideno, ou PVDF, mas o transformou em uma estrutura porosa, uma espécie de esponja.

Os poros grandes, criados incorporando partículas no polímero e depois dissolvendo-as, tornam o material sensível às menores vibrações.

E, mesmo sendo esponjoso, o material pode ser fatiado em películas muito finas, adequadas para revestir os aparelhos que ele pretende alimentar.

Eletrodos finos postos nos dois lados das películas esponjosas permitem que o "nanogerador polimérico mesoporoso" possa ser aplicado em qualquer superfície, mesmo irregulares ou curvas, incluindo a pele humana.

"Acreditamos que este desenvolvimento pode ser a solução para a criação de aparelhos eletrônicos pessoais com autorrecarregamento," disse o professor Xudong Wang, cuja equipe já havia criado um nanogerador que gera eletricidade a partir da respiração.

Aguarde..