Alterima - Geradores de energia elétrica

Espaçamento lavoura de café pode aumentar a colheita cafeira

Por em 15/10/2011
Espaçamento lavoura de café pode aumentar a colheita cafeira

O espaçamento correto entre plantas na lavoura de café tem extrema importância quando o assunto é a produtividade. O plantio em uma distância ideal pode fazer com que a planta suporte melhor as adversidades climáticas e problemas como pragas ou doenças. Além disso, a técnica, quando bem utilizada, promove ainda o equilíbrio nutricional das plantas, o que faz com que ocorra uma produção maior por hectare e o lucro do produtor rural, mesmo com preços de mercado regulares ou ruins. Segundo Tumoro Sera, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), no caso brasileiro, especialmente no estado do Paraná, onde predominam propriedades cafeeiras pequenas e médias e existe o problema de oscilação de preço, o espaçamento deve ser de 2,5m entre filas no sistema adensado mecanizado. Já o espaçamento entre linhas deve variar entre 0,5m e 0,8m.

— Quando existe uma distância grande entre as plantas na linha, ocorre a sobrecarga de produção e o desequilíbrio nutricional, devido ao excesso de produção por planta. Com espaçamentos menores, há um equilíbrio nutricional que faz com que ocorra uma produção maior por hectare. Com isso, o custo de produção por saca acaba ficando menor, existindo a possibilidade de lucro mesmo com preços regulares e ruins — afirma o pesquisador.

Ele conta que quando ocorre uma sobrecarga de produção decorrente de poucas plantas por hectare, proporcionalmente se produzirá mais por planta para compensar essa falta. Com o espaçamento de 0,5m entre plantas, o que ocorre é uma eficiência nutricional e a planta passa a suportar melhor as adversidades climáticas de seca e calor, além de doenças e pragas.

— Com esse tipo de espaçamento, a produtividade média é de 50 sacas por hectare ao ano. Então, com um investimento adicional de 50 dólares em mudas ao ano, é possível obter um ganho extra de R$3 mil por hectare ao ano, além da maior longevidade do café, ou seja, em vez de durar entre 6 e 8 anos, o café pode chegar entre 15 e 20 anos ou mais — explica Sera.

Para ele, a técnica melhora ainda a qualidade da bebida. Isso porque, de acordo com ele, quando a planta está bem nutrida, ocorre melhor acumulação de açúcar, proteínas, ácidos e outros componentes da qualidade. Além disso, como a produção passa a ser mais estável, ocorre menos oscilação bienal de produção e a produção de cafés de qualidade todos os anos passa a ser mais previsível.

 

Aguarde..