Alterima - Geradores de energia elétrica

Bateria transparente armazena e gera energia, Alterima geradores

Por Alterima em 10/06/2019
Bateria transparente armazena e gera energia, Alterima geradores

Bateria recarregável transparente

Pesquisadores da Coreia do Sul criaram um protótipo de bateria totalmente transparente e flexível.

Mais do que isso, eles adicionaram uma série de outras funcionalidades, compondo um protótipo de aparelho quase totalmente transparente.

Usando um filme de grafeno como eletrodo e um eletrólito "semi-sólido", a bateria atinge um nível de transparência de 77,4%.

Além disso, a equipe projetou a estrutura com funções de autocarregamento e armazenamento. Isso foi feito inserindo um painel de armazenamento de energia - um supercapacitor - dentro da camada superior do dispositivo, e um painel de conversão de energia - um nanogerador - dentro da camada inferior.

Ou seja, é possível carregar a bateria apertando-a ou aproveitando movimentos naturais, como o andar, o que torna o dispositivo adequado para aplicações de vestir.

Finalmente, uma camada sensível ao toque foi colocada logo abaixo do painel de armazenamento de energia da camada superior, permitindo criar um dispositivo inteiro transparente.

"Decidimos começar esta pesquisa porque ficamos impressionados com os smartphones transparentes que aparecem nos filmes. Embora ainda haja um longo caminho para a comercialização, devido aos altos custos de produção, faremos o possível para avançar ainda mais essa tecnologia agora que obtivemos esse sucesso no campo do armazenamento de energia transparente," disse o professor Changsoon Choi, do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk (DGIST). Alterima Geradores

Aguarde..