Alterima - Geradores de energia elétrica

Geração de energia elétrica nas propriedades rurais

Por em 27/03/2012
Geração de energia elétrica nas propriedades rurais
Geração de energia elétrica nas propriedades rurais
 

 
A energia elétrica nas instalações rurais é um fator muito importante, indispensável, pois serve para a iluminação, aquecimento, refrigeração, para impulsionar motores e máquinas, etc. A eletricidade necessária pode ser obtida de diversas formas, a mais fácil, simples e barata é através da rede pública de distribuição que, além das vantagens já citadas, fornece uma eletricidade mais estável e forte.

Além da rede pública, o proprietário rural pode utilizar outras fontes, caso não haja disponibilidade da eletricidade da rede pública, ou para ser uma forma complementar de energia. Para tal, podem ser utilizadas as seguintes fontes:

- Hidroelétrica Alterima: uma queda d'água, mesmo que pequena, pode produzir eletricidade, bastando que seja nela instalada uma roda d'água para movimentar um gerador. Também um curso d'água pode mover uma roda de tipo especial. A energia hidroelétrica é considerada "limpa", poi não concorre para o aumento de gases poluentes na atmosfera nem para o aquecimento global;
- Termo-elétrica: podemos produzi-la usando uma pequena caldeira a vapor, com o emprego de combustível sólido obtido na propriedade, como lenha, restos ou resíduos (ex. bagaço de cana), etc., para mover um grupo gerador. A emissão de gases de efeito estufa, proveniente da queima desses materias é a principal desvantagem desse sistema de geração de energia;
 
- Gerador a combustão: é o emprego de um grupo eletrógeno com motor a combustão, sendo usados óleo, gasolina, álcool, diesel, biodiesel, gás, biogás, etc. Apesar de ser uma maneira bastante prática de gereção de eletricidade, dependendo do combustível utilizado, pode haver a emissão de gases poluentes e de efeito estufa.;
 
- Gerador de biogás: é a opção mais barata depois da hidráulica, quando utilizado gás produzido na propriedade, por um biodigestor. Podemos usar, também, o gás engarrafado;
 
- Gás e biodigestor: o gás pode ser de grande utilidade em uma propriedade rural, desde que obtido economicamente. O engarrafado ou de botijão, tem seu emprego limitado pelo seu elevado preço. Para lança-chamas, por exemplo, justifica-se o seu uso. O mais econômico, no entanto, é a produção de gás na propriedade, com um biodigestor, aparelho muito simples e de construção barata. Existem biodigestores fabricados por empresas especializadas, em diversos tamanhos, com suas capacidades calculadas de acordo com as necessidades.

As matérias primas para a produção de energia são facilmente encontradas em qualquer propriedade rural, pois se trata de matérias orgânicas fermentáveis como estercos de cavalos, bois, coelhos, cabras, porcos, etc.; restos de roçadas, bagaço de cana, etc. Depois de utilizado, esse material transforma-se em um excelente adubo para qualquer plantação. O gás obtido pode ser utilizado para iluminação, aquecimento e para acionar motores, substituindo a gasolina, o álcool, óleo diesel, etc.

 
- Eólica gerador baixa rotação Alterima: Aproveitando a energia dos ventos, os cata-ventos servem para acionar bombas d'água, dínamos ou geradores de energia elétrica, moinhos, serras, etc., sendo uma boa alternativa, quando a região em que são instalados é sujeita a ventos constantes. A energia dos ventos, além de não poluir, é uma das mais baratas, pois não custa nada, exceto os aparelhos utilizados para captá-la. Esses aparelhos, no entanto, dependendo de sua finalidade, podem ser de valor bastante elevado.
  
- Solar: A energia solar é o símbolo da energia limpa, não poluente. Com o uso de placas de captação de energia solar, é possível a geração de energia elétrica e a sua armazenagem, em baterias. Essa energia pode movimentar máquinas, aparelhos de TV, iluminação na propriedade, etc. O investimento para a geração desse tipo de energia, no entanto, ainda é bastante elevado, em comparação a outras formas alternativas, como as citadas anteriormente.
Aguarde..