Alterima - Geradores de energia elétrica

Gerador eólico vibratório dispensa as pás giratórias geradores micro usinas alterima

Por Alterima em 06/04/2020
Gerador eólico vibratório dispensa as pás giratórias geradores micro usinas alterima

Gerador eólico vibratório dispensa as pás giratórias

O novo mecanismo é muito mais simples e barato do que as tradicionais turbinas eólicas.
[Imagem: Vortex Bladeless]

 

 

Energia eólica sem turbinas

As turbinas eólicas já se tornaram parte da paisagem na maior parte do mundo, mas seu desenho característico está prestes a mudar.

Engenheiros espanhóis finalizaram seu projeto de geradores eólicos sem pás - imagine retirar o cata-vento de uma turbina eólica e deixar apenas o poste.

Sem as pás giratórias das turbinas eólicas convencionais, o projeto Vortex Bladeless consiste em cilindros oscilantes, cuja flexibilidade faz com que eles vibrem ao vento (veja o vídeo abaixo).

Esses postes vibratórios possuem poucas partes móveis, requerem manutenção mínima, geram pouco ou nenhum ruído, exigem uma área mínima e são bem mais fáceis de instalar. Eles também devem ter menos impacto visual e menores efeitos sobre a vida selvagem do que as turbinas de pás convencionais.

"Esperamos oferecer às pessoas a possibilidade de colher o vento que passa sobre seus telhados ou através de jardins e parques, com dispositivos mais baratos de instalar e mais fáceis de manter do que as turbinas eólicas convencionais," disse David Yáñez, coordenador do projeto, que está sendo financiado pela União Europeia.

"Embora, em teoria, as turbinas eólicas convencionais tenham desempenho aerodinâmico superior, as turbinas sem pás são capazes de se adaptar mais rapidamente às mudanças na direção do vento. Esta é uma característica especialmente interessante em ambientes urbanos com condições de vento turbulentas," acrescentou Yáñez.

Aguarde..