Alterima - Geradores de energia elétrica

Verdades e Mentiras sobre baterias de Notebooks

Por em 14/05/2012
Verdades e Mentiras sobre baterias de Notebooks

 

Verdades e Mentiras sobre baterias de Notebooks

 

laptopDá pra dizer com quase certeza que a primeira peça de seu notebook que precisará ser trocada é a bateria e isso não se restringe apenas a computadores portáteis, o mesmo vale para celulares e outros aparelhos eletrônicos. Pensando nisso, preparamos um guia prático com conselhos e orientações para que suas baterias não te deixem na “mão”, pelo menos não tão cedo.

Eu diminuo a vida útil da minha bateria se deixar o laptop conectado ao A/C por muito tempo? Se ficar meses sem usar o notebook, é melhor descarregar totalmente a bateria antes de guardar? Preciso zerar a carga antes de dar uma nova?

Vamos desvendar mitos e descobrir as verdades sobre a bateria de notebooks.

Pra começar, certifique-se que seu Laptop usa bateria de Lítio, basta ver se esse símbolo está impresso em algum lugar no corpo do produto.

bateria-lithium

Hoje quase todos os notebooks utilizam essa tecnologia que é muito mais avançada que as antigas à base de chumbo ou níquel. Baterias de lítio são mais leves, armazenam mais energia e retém cargas por mais tempo, além disso, elas não apresentam o efeito memória, ou seja, podem ser carregadas antes mesmo de estarem totalmente descarregadas.

Vale ressaltar que essas baterias são feitas para durarem entre 300 e 500 ciclos ou algo entre 2 - 3 anos de uso.

De acordo com Wellington Watanabe Filho, diretor de tecnologia da Bug Busters cita que:

“O ciclo de uma bateria é medida, de acordo com alguns fabricantes, pela carga suficiente que daria 100% de uso de uma bateria, por exemplo, você deu uma descarga completa, equivalente a 100% (nunca chega a 100% pelo qual, as baterias reservam uma quantidade mínima) assim é contado como um ciclo, se você fizer 5 descargas de 20% também contará como um ciclo de uso desse material, como também 2 descargas de 50% contará como mais um ciclo, essa seria a contagem de ciclos, por isso não tem problema algum deixar o notebook ligado na tomada, ou usá-lo com poucas seqüências, na verdade você estará prolongando a vida da bateria, fazendo isso você não estará “queimando” ciclos por o notebook estar ligado na tomada.”.

battery

Mesmo as baterias de lítio, que não tem efeito memória, vão sim perdendo seu poder de recarga à medida que o tempo vai passando, estima-se que a cada ano 20% de seu poder seja perdido, mesmo que o sistema aponte carga total daquele produto, portanto outro detalhe importante é verificar a data de fabricação da bateria antes de levá-la pra casa.

As baterias de lítio atuais trazem um microprocessador interno que guarda as informações referentes às descargas e recargas efetuadas, é como se fosse um log ou diário que registra todos os passos durante a vida útil dela.

A bateria de Lítio tem um desgaste natural por conta desse processador interno, assim, se você carregá-la totalmente e guardá-la, ela terá um consumo cerca de 5% ao mês que é a manutenção desse chip, antigamente as baterias chegavam a 20% de perda.

Exatamente por isso, ao guardar sua bateria por longos períodos, não pense duas vezes, deixe sempre uma carga, algo entre 40% e 60% é o ideal.

E quando utilizo o A/C, estou ao mesmo tempo “queimando” o ciclo de minha bateria?

jackA resposta é: NÃO, a maior preocupação que se deve ter é por conta do calor gerado pelo longo período de utilização do laptop na tomada, por exemplo, se você utiliza aquelas bases fixas que não tem um sistema de ventilação, aconselha-se retirar a bateria pelo fato do calor gerado pelo longo período de uso, e não por conta da interferência elétrica.

Outra dúvida freqüente, você compra um equipamento ou uma bateria, a carga inicial de 24hrs é mesmo necessária?

Em consulta com alguns fabricantes, a carga inicial ideal é de 12hrs, ou seja, esse tempo de carga é o suficiente para que o material eletro-químico da bateria esteja completo (carga completa) para que esse microprocessador consiga captar todos os dados iniciais da bateria. O material eletro-químico perde suas propriedades independente do uso, por isso, fique atento para a data de fabricação da mesma.

Disponibilizamos um software para gerenciamento dos componentes de hardware de seu notebook, vale a pena instalar e testar. Há relatos de uma significativa melhora no tempo de carga da bateria.

 

Aguarde..