Alterima - Geradores de energia elétrica

Bateria de borra de café é eficiente e dispensa o lítio

Por Alterima em 20/03/2024
Bateria de borra de café é eficiente e dispensa o lítio

É uma utilização nobre para um material hoje descartado no mundo todo.
[Imagem: Gerado por IA/DALL-E]

Bateria de borra de café

Uma equipe da Coreia do Sul e do Kazaquistão sintetizou um eletrodo de carbono para baterias feito de borra de café usado - grãos de café torrados e moídos também servem, mas sai mais caro.

Trata-se de um eletrodo de estado sólido feito pela compressão da borra de café seca, usada como precursor, e ácido fosfórico (H3PO4) como agente dopante, para fornecimento das cargas positivas.

Madina Kalibek e seus colegas então determinaram o nível de dopagem ideal para maximizar a incorporação dos íons de fósforo na estrutura de carbono, de modo a otimizar o desempenho eletroquímico do material. Eles se concentraram especificamente em criar um material que possa funcionar como ânodo para baterias de íons de sódio.

A escolha da borra de café não é apenas ambientalmente consciente, dado o descarte anual de aproximadamente 18 milhões de toneladas métricas do material, como também aproveita a estrutura lignocelulósica única dos resíduos de café. Isto sem falar no enfrentamento da situação colocada pela distribuição desigual e pela escassez das reservas de lítio, oferecendo uma solução alternativa às baterias de íons de lítio.

Borra de café gera excelentes eletrodos para baterias de íons de sódio

Micrografia do ânodo de carbono duro feito com borra de café.
[Imagem: Madina Kalibek et al. - 10.1016/j.crcon.2024.100225]

Eletrodo de carbono duro

O carbono duro dopado do tipo p (positivo), carbonizado a 1300 °C, apresentou uma capacidade reversível de 341 miliamperes/hora por grama (mAh g-1) a uma densidade de corrente de 20 mA g-1, com uma eficiência coulômbica inicial de 83%.

Estes são resultados promissores para o uso de eletrodos de carbono duro no aumento da capacidade de armazenamento de energia das baterias de íons de sódio - nessas tecnologia de baterias, em vez do raro e caro lítio, usa-se o sódio, plenamente disponível na água do mar.

Aguarde..